quinta-feira, março 16, 2006

Resposta em jeito de post

Caro Galaad,

Afinal a tua preocupação não tem razão de ser. Ontem, como seria de esperar, o VSC derrotou o Glorioso na Catedral.

E seria de esperar que assim acontecesse pois, como já devem ter reparado os mais atentos, o VSC vai ter que ir à UEFA, dê lá por onde der e, mais óbvio ainda, não vai descer de divisão. E é assim, doa a quem doer.

Assim que o dito VSC ficou abaixo da linha de água no campeonato, logo se ouviu um sinal de alarme vindo directamente da capital minhota e a aí sim, tive a certeza que não desciam de divisão. Nessa semana o VSC foi ao Funchal. Ganhou, óbvio. Dois maritimistas foram expulsos, óbvio. Na semana seguinte o Marítimo ía às Antas, óbvio. A seguir foi o Glorioso a Guimarães e perdeu, óbvio.
E perdeu num jogo, em que à semelhança do de ontem, venceu quem representa tudo aquilo que de mau existe no futebol. Venceu a manha maldosa, a mentira, a "fita", a simulação, o deixar passar o tempo, a matreirice e a rasteirice (Petit incluído que, como toda a gente viu, simulou a agressão do Cleber que, diga-se também, já devia ter sido expulso meia hora antes).

Mais palavras para quê? É o futebol português, onde seria inconcebível que o "grande" VSC descesse de divisão ou não fosse à UEFA.

Há, de facto, clubes "grandes" em Portugal.

Felizmente, o Glorioso não é "grande".
É o MAIOR.

7 comentários:

Duschy disse...

Tão magoado com a derrota de ontem???? Olha que os verdadeiros campeões também sabem perder....é isso que lhes dá nobreza de carácter....

Unknown disse...

Querida Duschy.

É claro que estou magoado. E, como é óbvio, quem não sabe perder, também não sabe ganhar (aliás, frase que uso muitas vezes a propósito dos adeptos do fóculporto).

O que magoa nesta situação é a derrota não ter sido isenta. É que quando as vitórias são isentas (sem sucessivos erros de arbitragem ou porque a outra equipa jogou melhor ou, até, teve a sorte do jogo) não há nada a dizer.

Aliás, foi o que aconteceu, surpreendentemente com o teu Sporting na Luz. O Benfica jogou mal e o Sporting chegou lá e facturou, 3 vezes. Sem espinhas. Fiquei chateado na altura, pois com certeza que fiquei chateado. Mas nesse caso só me pude queixar dos jogadores da minha equipa.

Quanto ao jogo contra o VSC já não foi assim, nem quanto ao jogo da Naval. São jogos tão mal arbitrados (e tão mal jogados) que, no final, fica sempre a suspeição de que NINGUÉM é tão mau árbitro assim.

Quanto a tudo o que disse do VSC, peço-te que vás ao arquivo e vejas os resultados e as incidências dos jogos desde que este clube ficou abaixo da "linha de água" e soou o alarme da despromoção. É assustador!!!

Já para não falar nos expedientes absolutamente condenáveis (não esquecendo também a simulação do Petit, claro) que os jogadores do VSC utilizaram. E não foi aquela manha a que as equipas italianas nos habituaram durante anos. É muito pior do que isso! Basta ver o jogo!

E isso, minha cara, não dá nobreza de carácter a ninguém. Nem quando ganham, nem quando perdem.

RPM disse...

Caro Rui D`Avintes,
Porque será que pelo facciosismo das suas palavras se reconhece facilmente um Benfiquista? Acho que todos os clubes têm sempre razões de queixa de um modelo que como qualquer outro não é perfeito. No entanto, para que a queixa faça sentido e seja atendível há que por de lado o ridículo e prestar atenção ao essencial. A objetividade e transparência da crítica tornam-se elementos fulcrais.
O Vitória desde a segunda jornada do campeonato que se encontra abaixo da linha de água, tendo começado a época com quatro derrotas seguidas. E até agora (26 Jornada) apenas esteve por duas jornadas acima da linha de despromoção. Quando dizes “....Assim que o dito VSC ficou abaixo da linha de água no campeonato, logo se ouviu um sinal de alarme vindo....” demonstras estar a falar de forma parcial e tendo o teu lado emocional peso significativo nas tuas palavras.
Quando as épocas não correm bem, o adepto recorre a todo o tipo de discursos falaciosos para justificar o injustificável. Tem no entanto de perceber que a falta de objetividade e clareza das suas palavras levam a que a critica não seja levada a serio.
Neste momento essa é características de Benfiquistas pois são os que mais desiludidos andam. No entanto todos o fazem e todos devem esperar que o que dizem seja ignorado

Unknown disse...

Caríssimo Pândego,

É claro que as minhas palavras são as de um Benfiquista, ou não fosse eu o Rui D'Avintes!

Quanto ao teu post (deixa lá essa treta do tratamento por você) tenho a dizer o seguinte: é certo que o Guimarães teve, possivelmente, a pior 1.ª volta do campeonato de sempre. Mas a preocupação só chegou a seguir ao Natal, quando viram que continuavam numa posição baixa e iam ter uma 2.ª volta a lutar pela manutenção (e não pela UEFA, como era normal).

E quando o Benfica foi a Guimarães (assim como quem vai na estrada para Fiães) o VSC estava "abaixo da linha de água". E se perdessem com o Glorioso afundavam-se ainda mais.

E isto de lutar pela manutenção é uma lotaria que convém não deixar por resolver até à última jornada!!!

Quanto à época do Glorioso, salta a olhos vistos que temos o melhor plantel e jogámos (esporadicamente, é certo) o melhor futebol em Portugal desde o fóculporto do Bobby Robson!

Da mesma forma que reconheço que os jogadores do Benfica tornaram-se "vedetas" com a vitória dramática frente ao MUFC e, a partir daí, só jogaram bem para a Liga dos Campeões.

Mas o que se passou frente à Naval e, sobretudo, frente ao VSC, não tem nada a ver!!!

É claro que se o Benfica tivesse jogado bem tinha ganho esses jogos. Mas o que eu tentei dizer é que mesmo a jogar mal (como aconteceu) podia tê-los ganho facilmente não fosse o factor das arbitragens "escandalosas" e, quanto ao VSC, a sua atitude baixa, anti-desportiva, rasteira e digna de mandar chamar 3 lenhadores para lhes tratar do "rabinho" à moda da idade média!!!

Têm-se verificado muitas "coincidências" desde Janeiro nos jogos do VSC. Fica atento e verás!!!

E até me atrevo a fazer uma aposta contigo: se o VSC descer de divisão, pago eu as tequilas. Se não descer de divisão, pagas tu!

RPM disse...

Caro Rui D`Avintes,
Concordo contigo relativamente à ideia de que o VSC não vai descer de divisão.
Agrada-me a tua honestidade ao admitires que “os jogadores do Benfica tornaram-se "vedetas" com a vitória dramática frente ao MUFC e, a partir daí, só jogaram bem para a Liga dos Campeões”. Também penso que esse é um dos problemas.
No entanto todos nós assistimos há muito ao fenómeno futebolístico e ambos sabemos que o elemento psicológico de um balneário é muito importante no sucesso desportivo. Vocês conseguiram destruir um balneário solido, inviolável e campeão. A entrada no onze de pelo menos cinco novos jogadores (Moretto, Nelson, Leo, Karagonis, Robert), acrescentando os que fazem agora parte do plantel fizeram mossa. A previsível venda do Simão e a consequente compra de vários jogadores para fazer o lugar (Robert, Manduca, Marco Ferreira) associada depois à manutenção do Simão representou mais um problema. A troca de jogadores que eram valores seguros no onze por compras feitas sem provas dadas (caso de Quim por Moretto) etc...
O rol de erros é significativo e justifica os problemas que o clube enfrenta. Quando Veiga procura encontrar nas arbitragens as respostas para os problemas que se põem está a atirar areia para os olhos dos sócios. Sabendo que és adepto inteligente e responsável sabia que não comprarias essas justificações
Acho que quem melhor futebol praticou de uma maneira geral esta época foi o Braga. A falta de estruturas de suporte fizeram com que a abertura do mercado os levasse a vender parte significativa da equipa, pondo em causa objectivos mais ambiciosos.
No que ao melhor plantel diz respeito penso que será unanime afirmar que é o do Porto. Ainda hoje não percebo como é que com a quantidade de soluções à sua disposição o Adriaanse não consegue por a equipa a jogar mais.
Mas afinal de contas a história do futebol é sempre feita de quem comete menos erros. Esses são os campeões.

P.S. É verdade, ninguém gostou certamente do espectáculo do Nilson na Luz. E penso que ele deveria ser castigado por isso

RPM disse...

Amunike,
O que dizias sobre o jogo da Naval era o que eu dizia ao Galaad no final do jogo.
Quando se joga daquela forma e se falham golos feitos daquela forma é impossível ganhar. Mas o meu caro amigo Galaad não se lembrava desses lances. Só via o Leo deitado na área.
Eu até percebo. É o coração a falar. Mas nas contas dos títulos não é isso que conta.

Unknown disse...

Caríssimos Amunike e Pândego,

À luz do argumento «quem falha golos como o do andersson e o do marcel não merece ganhar...» é claro que fico vencido e convencido.

O problema é tudo o resto...