quarta-feira, março 15, 2006

A lógica do futebol português...

Hoje disputa-se os quartos-de-final da Taça de Portugal. Obviamente que espero que o Glorioso consiga eliminar o V. Guimarães , até porque o jogo é disputado em nossa casa, mas se assim for daqui a uma (!) semana teremos o jogo das meias-finais.
A minha pergunta é simples: porque é que entre os quartos e as meias-finais há somente uma semana de intervalo, sendo a final disputada apenas daqui a dois meses (14 de Maio)? Quem é que faz estes calendários absurdos?!
Se conseguirmos eliminar o V. Guimarães, até aposto que o clube que nos possa calhar (estou a pensar num deles em especial) no sorteio de amanhã não vai concordar em adiar o jogo das meias-finais. Se assim for, e estando nós na Liga dos Campeões, teremos dez (!) jogos num só mês! É assim que se protege os clubes nacionais que ainda estão nas competições europeias?!Mas, mesmo que já tivéssemos sido eliminados, porque é que se sobrecarrega os clubes nesta fase tão importante da época?

P.S. – Já em 1961, na altura em que supostamente éramos o clube do Salazar (como muitos iluminados gostam de dizer), só não fizemos a tripla porque o V. Setúbal não concordou em adiar o jogo das meias-finais da Taça, que decorreu apenas um (!) dia depois da final de Berna frente ao Barça. Tivemos que jogar com as reservas e naturalmente perdemos. E controlávamos os bastidores do futebol português, imaginem se assim não fosse. Pelos vistos, as coisas não mudaram muito desde então...

2 comentários:

RPM disse...

Ou seja essa questão só se põe para benfiquistas. Gosto dessa forma de pensar...
O calendário, com todos os defeitos de elaboração que possa ter, é definido antes de a época começar. E por muito que os benfiquistas estranhem, ele costuma ser igual para todos. Ninguém sabe antes da época começar quem estará a disputar o quê no final da época. Os dirigentes sabendo de antemão como será a época têm de a planificar. Se op fazem mal não podem depois responsabilizar a entidade organizadora das provas.
Vocês gostam tanto do papel de vítimas. É incrível.

RPM disse...

E quanto ao exemplo de 1961 o Porto demonstrou que boa planificação permite lutar em todas as frentes. O Mourinho teve calendário idêntico e apenas o Nacional aceitou adiar um jogo ao longo de toda a epoca. Caso não tivesse aceite eles teriam de lidar com isso