terça-feira, abril 04, 2006

Viva Portugal!

Amigos:
De tanto falarmos em futebol, temo-nos esquecido de falar em banalidades e em coisas fúteis.....
Pois aqui estou eu para vos contar um pouquinho de nada do nosso Portugal que hoje me deixou a cair para o lado....
Ora hoje de manhã dirigi-me à loja do cidadão para pedir uma 2ª via do cartão da segurança social. Já sabia que ia ser demorado mas nada do que eu pensasse, podia fazer a imagem correcta do que se passou. Cheguei lá às 11:10, tirei a senha do atendimento geral.... olhei para o placard e vi senha A ( a minha ) 112....olhei para o meu papel...144....fiquei preocupada....olhei de novo para o papel...hora prevista para atendimento 11:43...pensei "Meu Deus! Estamos mesmo em Portugal....que atraso de vida....".
Sentei-me e pacientemente esperei....
Olhei o rel´gio, 11:50 - nada de ser atendida....olhei para o placard.... senha A - 115....estava a desesperar.....mas entendia.... só havia 2 pessoas a atender num balcão com 6 postos de atendimento da senha A..... Viva Portugal!!!! viva o progresso!!!!
E quando pensei que nada podia piorar....uma das funcionárias sai do posto de atendimento, de carteira e uma garrafa de água na mão....pensei:"espera lá....a gaja vai tomar um cafézinho?"...o estado desespero passou a verdadeira angustia.....
De seguida sai outra funcionária de trás do guichet que nem sequer estava no atendimento e comçeça a perguntar a cada pessoa das dezenas que se encontravam ali o que estavam ali a fazer para saber se tinham tirado a senha correcta....
Pensei "ok....isto é para os apanhados......não tarda nada dizem que isto é a brincar"......
20 minutos depois percebi que não era dos apanhados....os apanhados somos todos nós e a paródia nacional é Portugal.....
Ás 12.45 e depois de uma peixeirada de dois senhores que levou a que viessem mais 3 senhoras (sabe-se lá de onde) atender, chegou a minha vez.
Cheguei e expliquei à senhora que tinha dois assuntos: um pedir a 2ª via do cartão porque havia extraviado o meu e segundo gostava de saber o que fazer antes ou depois de ter um filho uma vez que era Advogada e neste momento me encontrava a contribir para a Caixa Previdência de Advogados.
Meus amigos: depois de toda a odisseia a cara senhora responde-me "Para que quer o cartão? A senhora não tem direito a nada. Não contribui para a segurança social por isso não vamos enviar a 2ª via do cartão. O que lhe passo é uma declaração com o seu número, até porque a senhora não tem direito, pela segurança social, quer a subsidio pela maternidade quer a abono de familia"
Pois é....ao fim de mais de uma hora e meia, quase duas, recebo um print do sistema informático com o meu número da segurnça social e a dizer estado activo com a assinatura da senhora, a data e o carimbo e a certeza que quando um dia escolhi ser Advogada, escolhi também ser maltratada pelos funcionários públicos e não "ter direito a nada".

Viva Portugal! Dá gosto cá viver!

2 comentários:

JPPS disse...

E Espanha??? Que tal irmos viver para Barcelona???
Eu gostava, alem disso os Porsche são mais baratos e não temos de gramar com os lampiões...

Unknown disse...

Duschy,

Não te irrites porque agora não estás em condições de aturar funcionários públicos. É que a administração ganha sempre. A bem ou a mal...

Genérico,

Estás mais nervoso com o jogo do que os Benfiquistas! Eu também estou muito nervoso, por isso é que nem vou ver o jogo. Em alternativa vou ver o jogo do Sportém para a "Champions League of Trapalhada". Pode ser que o resultado fique 2-8, como prevê hoje o Eduardo "lagartoso" nas páginas da bíblia...