sexta-feira, maio 19, 2006

11 ideal Kitozo 2006

Como prometido, aqui fica a minha opinião sobre o meu 11 ideal da época ora finda. Escolhi o esquema tipo 4-4-2 mas, é claro que vários jogadores poderão jogar em várias posições. O critério é puramente subjectivo, como é óbvio, mas tentei ser o mais imparcial possível (veja-se o número de jogadores do fóculoporto que escolhi).

Quanto ao treinador do ano é, decididamente, o . Não cheguei a dizer tão mal dele quanto o Rui Sebantos na SIC Notícias mas, também não o promovi no final do campeonato a génio do futebol (como o Rui Sebantos na SIC Notícias!!!). O que é certo é que sobreviveu aos Super Morcões e conseguiu ganhar o Campeonato. Está longe de ser um génio, na minha opinião, mas demonstrou perseverança e coragem. O Paulo Bento esteve lá perto por causa da brilhante recuperação do Sporting mas, ainda tem que provar que é um treinador campeão. Quanto ao Koeman, a desilusão foi total, pois os únicos jogos que soube preparar foram os embates contra o fóculporto...

GR - Helton (fóculporto) - O mais talentoso GR em Portugal. Pena ter jogado pouco por causa das lesões. O Ricardo esteve, salvo erro, 5 jogos sem sofrer golos mas, os perús são quase tão assustadores quanto os do Moretto (com a diferença que este tem, apenas, 25 anos, é brasileiro - logo, só soube o que era um treinador de GR quando chegou a Portugal - e tem muito para aprender. Quanto ao Baía, já deu o que tinha a dar nas épocas do Bobby Robson no fóculporto.
LD - Bosingwa (fóculporto) - Peça fundamental na defesa (e ataque) do fóculporto esta época. O Nélson prometeu mas não aguentou a pedalada (sobretudo psicológica) e a lesão pós-natalícia. O Abel jogou bem no Braga mas a mudança não lhe fez bem. Finalmente, o Amaral (do Belenenses) promete mas, nunca cumpre...
DC - Luísão (Glorioso) - O melhor central a jogar em Portugal desde Mozer e Ricardo Gomes. Algumas fífias esta época mas, atenta a juventude e a previsível longevidade (dada a posição em que joga), tem tudo para ser um dos melhores centrais do mundo. Excelente golo contra o Liverpool.
DC - Pepe (fóculporto) - Nunca dei nada por ele mas, uma vez mais, reconheço que tem valor. É caceteiro (como o P. Emanuel) mas quando quer sabe jogar, e bem. Foi mais regular que o Anderson (que leva uma menção-honrosa) e, por isso, considero-o o 2.º melhor central do campeonato. O Tonel cumpre mas, não é uma "bomba". O Rocha é razoável com a vantagem de ser polivalente. O Van der Gaag (do Marítimo) é bom, mas nos momentos decisivos acaba quase sempre expulso. O Polga limitou-se a cumprir (ao contrário da época passada). O Ricardo Costa jogou pouco e só fez disparates contra aquele colosso do futebol europeu que é o Artmedia...
LE - Léo (Glorioso) - Sem dúvida o melhor lateral esquerdo. Como é que não veio mais cedo para a Europa? Jogador incansável, dos melhores recuperadores de bolas no Glorioso e só foi pena não ter tido melhor entendimento com o Simão. É tão bom que nem vale a pena falar em mais ninguém. Ok, o Caneira leva uma menção-honrosa.
MC - Paulo Assunção (fóculporto) - Espectacular. É um excelente pêndulo defesa-ataque (a frase é do Gabriel Alves!!!) e consegue marcar o ritmo do jogo. O Petit é excelente mas é muito faltoso naquele estilo boavisteiro (i.e., caceteiro). Quanto a "Custódios" e afins, só dá para rir...
MD - Quaresma (fóculporto) - O ciganito deu show de bola! Os seus cruzamentos são enviesados e, quase sempre, mortíferos. Não deu hipóteses a ninguém. O Giovanni foi uma desilusão e o Rincón do Marítimo leva uma menção-honrosa.
ME - Simão (Glorioso) - Esteve "benzinho" e foi o suficiente para ser o melhor. Pena não ter jogado tanto e tantas vezes como o ano passado.
10 - Lucho González (fóculporto) - Que luxo! É um daqueles jogadores capazes de decidir um jogo. Menção-honrosa para "o Sá", que espetou dois golos na Catedral. Contudo, mostra sempre que é um "nojento" com provocações aos benfiquistas (os sportinguistas chama a isto garra de leão, please...). Com a expulsão do final do campeonato confirmou, mais uma vez, que não tem carácter. Quanto ao "Palmilhas", é a anedota do Campeonato e o "Robokopulous" foi uma tristeza e nem vale a pena dizer mais nada...
PL - Liedson (Sporting) - É o 2.º avançado mais talentoso (atrás do Benny MacArthy) mas esta época esteve muito melhor que aquele. O Nuno Gomes começou muito bem mas, desapareceu dos golos e depois lesionou-se.
PL - Meyong (Belenenses) - Foi o melhor marcador. Ponto.

2 comentários:

JPPS disse...

Pois é... Como dizes, tentaste ser imparcial.. mas olha que não conseguiste.

Puxa-te sempre a vontade de colocar os jogadores do SLB... Petit??? Nuno Gomes??? Rocha???

Bem, eu tive difuculdade em conseguir responder ao desafio. A minha dificuldade prende-se com o seguinte facto. Tentei encontrar o onze ideal e colocar suplentes. A determinada altura achei que devia desistir, afinal este campeonato é tão fraco que nem consigo encontrar jogadores suficientes para o que tentava. Eu podia colocar os que achava menos maus, mas não passava disso mesmo, jogadores medíocres e até mesmo jogadores maus... mas isso é o futebol que temos.

Dentro do possivel coloquei os que acho melhores, excluindo alguns que apesar de bons não estiveram ao nível esperado esta época (ex: Benny Mcarthy).

Não faço comentários em cada escolha pois ficava um texto demasiado extenso.

Assim sendo aqui vai a lista:

GR: Riardo (Hélton)
DD: Abel (Nélson)
DC: Tonel e Zé Castro
DE: Caneira (Léo)
MD: R. Quaresma
MC M. Fernandes e Lucho (Nani e Moutinho)
ME: Simão
PLC: Liédson e Meyong (Este só porque foi o melhor marcador).

Já agora como treinador do ano aponto o Paulo Bento. Pegou nos restos de um plantel que o peseiro destruiu, transformou numa equipa, soubem lidar com a INdisciplina, com os jornalistas, soubem mostrar quem manda na equipa e no balneário, etc... e pegou numa equipa destroçada já no decorrer do campeonato, levando-a a quase conquistar o títuo de campeão. Mostrou trabalho. Fica até a questão: Se tivesse sido ele a escolher a equipa, a fazer a pré temporada, etc... seria campeão com quantos pontos de avanço? Este ano esteve muito bem!!! Para o próximo vamos lá ver.
Não posso deixar de salientar o Koeman. Ele foi o treinador mais inteligente! Cometeu um erro gravissimo e conseguiu emendar a tempo! O erro dele foi duplo: Veio treinar em Portugal (pessoas educadas não podem treinar equipas portuguesas - com a excepção do Eriksson) e logo o Benfas... Enfim, lá conseguiu corrigir e fugir para o PSV...

Menção honrosa para o Setúbal, dois anos seguidos finalista da taça de Portugal.

Unknown disse...

Mas nenhum dos 3 jogadores do Benfica que mencionas está no 11?!?
Aliás, incluir o Tonel e o Zé Castro como os melhores centrais é que, na minha opinião, duvidoso...