quarta-feira, abril 12, 2006

FINITO

Vou desaparecer por uns tempos. As noticias assim o exigem...

MáfiaPadrinho preso em Corleone

O homem mais procurado de Itália foi detido ontem, após 42 anos de fuga. Bernardo Provenzano, 73 anos, chefe da Cosa Nostra – a organização criminosa mais temida do Mundo – não ofereceu resistência quando a Polícia lhe bateu à porta. Estava escondido numa quinta perto de Corleone, na ilha da Sicília, a poucos quilómetros da capital, Palermo.


Mike Palazzotto/EPA

“Graças a Deus a caçada terminou”, desabafou o chefe da Polícia local, Giuseppe Caruso. Em Corleone, a mítica localidade siciliana que Coppola revelou ao mundo na saga de ‘O Padrinho’, a notícia começou por ser recebida com descrédito. Depois, “as pessoas ficaram chocadas. Provenzano era um mito, carregava consigo a aura de invencível. A maioria das pessoas acreditava que nunca seria preso”.
Casado, com dois filhos, Bernardo Provenzano, também conhecido por ‘Fantasma de Corleone’ passou à clandestinidade em 1963 e sobre ele impende a condenação a prisão perpétua, ditada à revelia, pela autoria de vários homicídios. Foi ele quem planeou, em 1992, os assassinatos dos dois juízes símbolos da operação ‘Mãos Limpas’, Giovanni Falcone e Paolo Borsellino.
Provenzano, que assumiu o poder da Cosa Nostra em Janeiro de 1993, depois da prisão de Toto Riina – o antigo líder da máfia conhecido como ‘A Besta’ – deixou de ser um fantasma para o mundo, depois de as autoridades italianas terem difundido, o ano passado, um retrato-robô, a partir de testemunhos. A última fotografia disponível que a Polícia tinha datava de 1959, mas, com a passagem do tempo, ficou muito difícil identificá-lo.
Outro factor determinante para a prisão de Provenzano foi a gravação da sua voz, feita pela Polícia há um ano. As palavras de ‘O Tractor’ – como era apelidado, tal era a sua força bruta com que acabava com as vidas alheias – terão impedido as autoridades de se equivocarem, como aconteceu há dois anos, quando detiveram um bombeiro de Roma parecido com o mafioso.A última vez que as autoridades o viram foi em 1958, quando esteve detido alguns dias por ter roubado 42 quilos de queijo. Mas acabou por sair em liberdade. As autoridades nunca mais o viram.Sabia-se, apenas, que se submetera a uma cirurgia plástica para alterar o rosto. Igualmente confirmada uma saída de Itália, em Outubro de 2003, para uma estada em Marselha. Vítima de cancro na próstata, rumou a França para ser consultado numa clínica privada, utilizou o nome falso de Gaspare Troia.
A prisão de centenas de membros da Cosa Nostra permitiu às autoridades italianas reunir outros elementos – como bilhetes e cartas escritas pelo próprio, mas todos os esforços desenvolvidos para apanhar Provenzano revelaram-se infrutíferos.
A determinada altura chegou a pensar-se que ‘O Tractor’ estaria morto. Mas, com a prisão do seu braço-direito, em 2002, as autoridades tiveram a certeza de que o velho fantasma estava vivo e que comandava a Cosa Nostra. A captura de Antonino Giuffrè permitiu, ainda, à Polícia fazer um retrato-robô de Provenzano, tendo por base a foto de 1959.
A prisão de ‘O Tractor’ é um duro golpe na máfia siciliana, mas está longe de ser o fim da Cosa Nostra. Já há, de resto, dois candidatos a sucessão de Provenzano: Matteo Messina Denaro e Salvatore Lo Piccolo.
PERFIL
Bernardo Provenzano nasceu a 31 de Janeiro de 1933 em Corleone, pequena localidade da ilha da Sicília, Itália. Não tinha ainda 20 anos quando começou a trabalhar para a família do chefe mafioso Michele Navarra, sendo o homem de mão de Luciano Liggio. “Tem os miolos de uma galinha, mas dispara como um anjo”, dizia Liggio. Anos mais tarde, em 1933, tornou-se o chefe da Cosa Nostra, substituindo Toto Riina.
JÁ HÁ DOIS CANDIDATOS A 'CAPO'
Matteo Messina Denaro e Salvatore Lo Piccolo são os dois nomes apontados para suceder a Provenzano. Nascido em 1962, Denarofoi incluído por Toto Riina no grupo dos Supercosa da máfia siciliana, ainda não tinha 30 anos. Há 13 anos que as autoridades lhe perderam o rasto. Foi condenado, à revelia, à pena de prisão perpétua por vários crimes que cometeu em diversas cidades italianas. Salvatore Lo Piccolo, 63 anos, também anda fugido à Polícia, vai para 26 anos. Considerado o braço-direito de Provenzano, Salvatore é tido como um homem de grande poder económico e com fortes ligações internacionais.
AS OUTRAS MÁFIAS
CAMORRA
É o nome por que é conhecida a máfia napolitana. A sua origem remonta ao século XIX. Muitos membros foram para os EUA. É constituída por 111 famílias e 6700 membros. Extorsão, importação clandestina e tráfico de droga são algumas das suas actividades.
N’DRANGHETA
Organização criminosa que nasceu na Calábria. Hoje, os seus tentáculos alargaram-se à França, Alemanha, Rússia e EUA, entre outros países. As principais actividades são o tráfico internacional de armas, incluindo de guerra, o tráfico de droga e a extorsão.
MALA E SACRA
A máfia com raízes em Itália não se esgota na Cosa Nostra, Camorra e N’drangheta. Há outras organizações criminosas como a Mala del Brenta, a Stidda e a Sacra Corona Unita. As suas actividades são idênticas às desenvolvidas pelas mais importantes.
YAKUZA
Assim se chama a máfia japonesa. É acusada de práticas de narcotráfico e prostituição. A sua influência alarga-se a vários países, inclusive fora do continente asiático. Ficou famosa por cortar os dedos de quem tem assuntos ‘a tratar’ com os mafiosos.
TRÍADES
As tríades chinesas apareceram no século XVI. São, possivelmente, a primeira máfia a surgir. A principal actividade é a exploração da prostituição, traficando mulheres do Sudeste Asiático, América do Sul e Leste Europeu para a Europa Ocidental.
LESTE
É conhecida por máfia russa. Trata-se de vários grupos de crime organizado que surgiram na Rússia após a desagregação da União Soviética. Calcula-se que, só o grupo principal, seja constituído por 100 mil membros. Entre as actividades, consta o tráfico de droga.EM DEFESA DA HONRA: A ESTRUTURA DA MÁFIA
CAPO DI TUTTI CAPI
É o 'Chefe dos Chefes'
CAPO CRIMINI
O 'Chefe' ou 'Don' de uma família criminosa. Também conhecido como 'Padrinho'.CAPO BASTONE
O 'Subchefe', lugar-tenente do 'Padrinho'.
CONSIGLIERIO Conselheiro da família. Trata dos negócios legítimos.
CAPOREGIME'Capitão' que comanda um grupo de cerca de dez 'Soldados'.
SGARRISTA OU SOLDATI
'Soldados'. São os homens de mão da Máfia.
GIOVANE D'ONORE
Membro associado, normalmente alguém que não é de origem siciliana ou italiana.ORIGEM DA COSA NOSTRA
Cosa Nostra é o nome pelo qual é conhecida a Máfia siciliana. Nasceu em Palermo, no século XIX, alargando progressivamente a sua influência a toda a Itália e, mais tarde, Alemanha, Franca, Suíça, Reino Unido, Rússia, Canadá e, sobretudo, Estados Unidos da América - para onde imigraram muitos dos seus membros. As suas actividades tem acompanhado a evolução dos tempos, entre elas, contam-se a extorsão, o tráfico de droga e o investimento em diversos negócios.
A MÁFIA NO CINEMA
COPPOLA
Foi através de Coppola que o mundo conheceu a Cosa Nostra e o seu ‘modus operandi’. Marlon Brando corporizou o papel de ‘Padrinho’. O filme teve mais duas partes.
RAPAZES
Três actores excepcionais (Ray Liotta, De Niro, Joe Pesci) dão vida a um filme que ficará na história, tendo como pano de fundo a Cosa Nostra: “Tudo Bons Rapazes”.
'SOPRANOS'
Série de culto, retrata a vida de Tony Soprano, um mafioso dos tempos modernos que precisa da ajuda de uma psicóloga para lidar com a família e os negócios.

Paulo João Santos
In Correio da Manhã

1 comentário:

Unknown disse...

O bombeiro que foi preso é que não achou piada...