quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Carta aberta a Galaad

Meu caro Galaad,
Antes de mais o meu discurso é parcialmente esse. E digo parcialmente porque o adulteraste em vários pontos. Mas esse não é ponto à volta do qual o meu assunto anda nem ponto que tome por fundamental.

A esperança, o sonho e a ilusão fazem parte da realidade do futebol. Esse sim é ponto fundamental. Se de probabilidades ou estatísticas falássemos nem valeria a pena realizar alguns jogos. O Benfica por exemplo pouparia uns bons cobres não se deslocando a Liverpool e os clubes da primeira liga seriam os únicos a disputar a taça por exemplo. No entanto a bola é redonda e as surpresas surgem. E essa é a essência do jogo e o elemento que faz vibrar milhões de adeptos pelo mundo fora.

No início da época estava de facto esperançado com a possível carreira do Sporting, dado o bom futebol apresentado na época anterior. Sem grandes vendas e apostando na continuidade a coisa poderia dar frutos. O desenrolar da época deixou-me mais apreensivo e associando a isto a instabilidade fora das quatro linhas dei o campeonato por perdido. No entanto as ultimas mudanças e a consistência de jogo que a equipa começa a demonstrar fazem com que a esperança volte e já sonhe com o que há pouco pensava inalcançável. Neste momento e olhando para as três equipas penso que é possível levar o caneco para casa.

Eu sei que os Benfiquistas vivem a eterna ideia de superioridade, agora alimentada por um discurso pouco consistente de um presidente que julga estar à frente do Real Madrid. E conheço também a incapacidade que esses adeptos têm de filtrar a mensagem que lhes é passada, aderindo a qualquer loucura e comprando qualquer conceito por mais tresloucado que seja.

Deixa no entanto o adepto de outros clubes sonhar. Deixa-nos acreditar que podemos ganhar mesmo sem os milhões de euros e de adeptos. Deixa-nos pensar que a inexperiência de um plantel carregado de talento pode fazer milagres e dar o título a uma massa adepta diminuta num país de 6 milhões de Benfiquistas. Eu sonho com isso e vejo como exequível esse mesmo título. Dai o dizer claramente que dentro de 4 jornadas seremos líderes. E aposto isso com base num calendário que tomo por favorável e no facto de achar que muitos dos problemas que pairavam sob o plantel já estão parcialmente resolvidos.

E meu caro não penso no que digo como arrogância mas como o direito ao sonho. E o tempo dar-me-á certamente razão.

P.S. Já agora o golo contra o Leiria vai ser argumento eterno para tudo o que aconteça esta época? Ao menos arranjem outro se alguém o conseguir recordar. É que o Luisão sozinho tem vários momentos decisivos esta época. Nunca os menciono porque não os tomos por relevante. Isso não faz um campeão

4 comentários:

Galaad disse...

Reconheço que voces estao em alta. Acho, no entanto, que esta conjuntura é obra do ACASO e que voces ainda vao acabar o campeonato abaixo do 3º lugar, só isso...

RPM disse...

Tal como a minha essa é uma opinião legitima

Unknown disse...

Eu também acho que é obra da nova aquisição do Sporting no Natal, o jogador ACASO.

Quanto ao fóculporto, tem um jogador melhor ainda, que é o VIDOSO e que marca muitos golos.

Já no Glorioso tem jogado a última aquisição que é o jogador AZAR DO CARAÇAS.

Em Maio faremos as contas, meus caros!!!

Só um comentário sobre o jogo de ontém: viram o ar de felicidade do inigualável Eng. Rui Alves a felicitar o treinador do Nacional por ter chegado aos penalties?

Felizmente foi feita Justiça e o anti-futebol não triunfou.

Galaad disse...

Caro Pândego e Genérico:
Para opiniões mais detalhadas e abalizadas sobre o que muitas vezes se fala e sem saber, proponho a consulta do excelente blog:
www.levadoaocolo.blogspot.com

Genérico: é possivel criar um link aqui na página do kitozo?